27 de janeiro de 2009

Revista Aventuras na História, o Papa Pio XII e o Nazismo

A Revista Aventuras na História de fevereiro/2009 aborda em sua matéria de capa a polêmica relação do Papa Pio XII com o Nazismo. Sem dúvida, trata-se de um tema delicado e, via de regra, é - lamentavelmente - tratado de forma parcial pelo jornalismo investigatório. A condenação ao Papa pela sua “omissão” e até colaboração para com os horrores do Nazismo é a prática comum.

No entanto, a Revista AH brindou o leitor com uma matéria diferenciada, pois não seguiu a norma comum de redação. Ela se alimentou também da versão apresentada no livro O Papa de Hitler, do jornalista americano John Cornwell e (óbvio!) já traduzido no Brasil desde 2000. Todavia, a revista surpreendeu porque também apresentou o outro lado da moeda, mas ainda ausente de qualquer tradução no país. A matéria se referiu, entre outros livros, ao do rabino judeu David Dalin, The Myth of Hitler’s Pope que procura desmascarar precisamente as acusações do livro de Cornwell.

O livro de Dalin documenta que o Papa, bem como, os católicos em geral, promoveram ampla ajuda aos judeus abrigando-os em suas casas. Além disso, segundo alguns autores, Pio XII evitou a condenação aberta ao nazismo para não contrair um mau maior, como um conflito entre a Alemanha e o Vaticano. Tal posição torna-se ainda mais consistente se não esquecermos que Hitler havia prometido sequestrar Pio XII. A situação naquelas circunstâncias era duma bomba atômica pairando no ar. Qualquer movimento poderia potencializar a tragédia. Ainda assim, por baixo dos panos, o Papa e o Vaticano, bem como a comunidade católica, fizeram a sua parte em manter abrigo para dezenas de milhares de judeus, coforme defende o rabino.

Sublinhamos, entretanto, que a revista não toma parte na história, embora possa ficar a sensação de que ela tende a olhar com desconfiança à Igreja. Mas o ponto relevante é que a matéria se fundamentou em diversas fontes, tanto as acusatórias quanto as favoráveis a posição do Papa e de seu papel de colaboração para com a comunidade judaica. O tema, porém, não está encerrado. Segundo a revista, recentemente o Papa Bento XVI (como ensina a sagrada tradição da prudência) mandou arquivar o andamento da beatificação de Pio XII devido a muitos aspectos ainda não conclusivos sobre aquele período.

Enfim, fica a indicação da revista Aventuras na História pela seriedade e honestidade investigatória de sua equipe de redação que, para apresentar uma matéria tão fundamental, não se curvou ao limitado universo editorial brasileiro. Parabéns!

Um comentário:

  1. Pio XII evitou a condenação aberta ao nazismo para não contrair um mau maior, como um conflito entre a Alemanha e o Vaticano ... Impressionante!!!

    ResponderExcluir